28/03/2017

Tipos de argila e seus benefícios para a pele

28/03/2017
Oi, gente, tudo bem? Minhas ideias de posts aqui pro blog na maioria das vezes surgem de dúvidas que eu tive sobre determinado assunto e aprendi fuçando na internet. Logo em seguida quero compartilhar o aprendizado com vocês, pois sei que pode ser a dúvida e ser útil para muita gente que me acompanha. 

A "aulinha" de hoje será sobre os benefícios do uso da argila na pele e os principais tipos que existem no mercado. A curiosidade no assunto bateu ontem, quando fiz uso da argila no rosto pela primeira vez.



A argila é um material de origem mineral, resultante da presença de compostos derivados de alumínio. É coletada diretamente do solo e ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias.

De modo geral os benefícios da argila para pele são: poder de prevenir os efeitos do tempo, limpar, esfoliar e tirar manchas superficiais. Ajuda ainda a acalmar inflamações e ativar a circulação superficial, melhorando a vitalidade da pele. 



Mas existem vários tipos de argila, cada uma possui diferentes substâncias, tendo assim diferentes qualidades e sendo indicadas para diferentes tipos de peles. Confira na lista abaixo:

ARGILA VERDE, PRETA E CINZA

A argila verde é que possui a maior diversidade de elementos, possui um pH neutro e é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza, tem ação secativa e regula a produção sebácea. 
Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas.

Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.



A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas.

Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza possui o pH alcalino, contém em média 60% de sílica (ótimo para pele oleosa), é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.




ARGILA BRANCA, VERMELHA E ROSA

A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.

Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.





A argila vermelha é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais belos e saudáveis.

Por ser rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células. Sem esses nutrientes, a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido. Fazer uma máscara dessa argila é ótimo para reduzir as linhas de expressão.


A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.

Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.



ARGILA MARROM, DOURADA E BEGE


A argila marrom é, assim como a preta, bastante rara. Ela é bastante eficaz no tratamento da acne e possui efeito rejuvenescedor. Atua ativando a circulação, purificando, tonificando, amenizando manchas, controlando a oleosidade, equilibrando a produção sebácea e revitalizando a pele.


A argila amarela ou dourada é remineralizante, sendo, por isso, indicada para peles cansadas e mais maduras. É rejuvenescedora, possui efeito tensor, melhora a circulação sanguínea e é tonificante.



A argila bege é uma mistura da marrom com a branca e é bem suave. Ela revitaliza a pele, esfolia, desintoxica, combate cravos e espinhas, ameniza manchas e hidrata a pele.



Há ainda a argila roxa, uma mistura da rosa com a marrom que é rica em magnésio, que ajuda na formação do colágeno, melhora a firmeza e a textura da pele, além de melhorar o tônus muscular e revitalizar a pele cansada.

Como usar argila na pele ?

Para usar é simples: misture uma colher de sopa de argila em pó com água mineral ou chá de camomila (pode ser em temperatura morna); a quantidade deve ser suficiente para obter uma consistência pastosa e grossa. Aplique no rosto, evitando os olhos e lábios. Retire com água assim que secar. 

Vale lembrar que a pele deve estar limpa e sem maquiagem; É normal sentir a pele repuxar e que ela fique vermelha após a remoção, uma vez que a argila ativa a circulação.

Onde comprar argila para pele?

A argila pode ser comprada em forma de cosmético ou em pó. Você encontra a argila em pó em casas de produtos naturais, supermercados e farmácia de manipulação.



Eu estou "adentrando" nesse mundo agora. Testei pela primeira vez a verde - ela nem é minha haha é da minha amiga, ela comprou no Mundo Verde - e amei. Pretendo procurar outras cores para comprar e a medida que for testando posso contar minha experiência pra vocês. 

Agora que vocês já sabem os inúmeros benefícios da argila é só ver a que mais se adequa ao seu tipo de pele e iniciar o projeto hulk, como estou na fotinha ao lado hahahah Já dizia minha avó que pra ficar bonita a gente tem que sofrer e ficar feia primeiro. 


Me contem, vocês utilizam argila na pele? Qual cor que você usa? Qual marca? Vamos bater um papo nos comentários. 

Me acompanhe nas redes sociais, curta e inscreva-se ♥

8 comentários:

  1. Que incrível Aline eu não sabia q tinham tipos diferentes de argila e cada uma trabalhava de alguma forma, muito informativo seu post, fazia tempo que não passava por aqui, aquele beijo no core (Você mora ainda litoral de SP? Eu tbm sou do litoral e super sua fã. Bjs)

    www.purpurinanasvaidosas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, ainda mais porque eu estava em dúvida em relação a aplicação e os variados tipos de argila, quero começar esse projeto hulk também kkkk sinto que minha pele precisa disso haha

    Beijos!

    acordeicinderela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Droga, achei q a de artesanato servia tbm!! ��

    ResponderExcluir
  4. Odorei o artigo super bem explicado e completo eu não sabia de todos esses benefícios nem dessa variedade do cores

    ResponderExcluir
  5. Post completíssimo. Muito esclarecedor. Uma verdadeira aula com muita autoridade. Parebéns. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era adolescente ainda a 20 anos atrás eu tinha uma um problema de pele que curei em casa mesmo com argila. eu sei na pratica que argila funciona mesmo por causa que deu certo comigo. Adorei esse artigo. Parabéns e escreva mais pra gente aprender. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Artigo fantástico muito bem feito obrigada e parabens

    ResponderExcluir
  8. Gente conteudo muito top obrigada por compartilhar amei o artigo

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para mim e para outros leitores. Críticas construtivas são bem vindas!
Todos os comentários são respondidos, caso deixe alguma pergunta nos comentários marque a caixinha "notifique-me" ou volte ao post para conferir.

*NÃO FAÇA SPAM! (Segue, sdv! Participe dos meus sorteios, etc...)
*Comentários e visitas são retribuídos aos finais de semana (exceto SPAM).