09/05/2016

O que significam os símbolos nas embalagens dos cosméticos?

09/05/2016
Você é daqueles que repara em embalagem de produto? Eu não tinha tanto costume até começar a fazer coleta seletiva aqui em casa, agora sou a louca das embalagens.


Estou sempre procurando informações sobre o modo certo de descarte e nessas minhas aventuras entre os 7 tipos plásticos - sim, acreditem! Existem 7 tipos diferentes de plásticos para separar na hora de reciclar - acabei descobrindo outros símbolos curiosos e até então desconhecidos presentes nas embalagens de cosméticos. 

Aqui no blog já existe um post onde falei do significado dos termos "Oil Free, Cruelty Free e 3 Free" (são os três símbolos do meio da imagem abaixo)



Fiz uma rápida pesquisa na internet e descobri outros significados dos símbolos presentes nas embalagens dos cométicos - na grande maioria nos internacionais, pois as empresas brasileiras deixam muito a desejar no quesito informações. Eu tenho certeza que você também já se deparou com algum deles. Então, pra ninguém ficar perdido, vejam o que eles significam:


Esse símbolo indica a durabilidade do produto após aberto. Por exemplo, na imagem o produto deveria ser descartado após 6 meses de aberto. Se tivesse escrito 12M, a validade seria de 12 meses e assim por diante.

Esses três tipos de selo (Leaping Bunny, Peta e Not Tested On Animals Australia) certificam cosméticos que não foram testados em animais.
O “e” presente nas embalagens significa “estimated” ou “estimado” e quer dizer que você está levando exatamente a quantia de produto que está escrita no pote. Ex: shampoo com 250ml e, significa que a embalagem possui exatamente 250ml de produto.

O selo ECO CERT certifica que o produto foi feito a partir de fontes renováveis, através de processos eco-friendly. Quando um produto cosmético contém esse selo significa que ele é livre de GMO (ingredientes transgênicos), parabenos, phenoxyethanol, silicone, Polyethylene Glycol (PEG), nano partículas, perfumes e corantes sintéticos, ingredientes de origem animal (mas pode conter subprodutos como mel e leite). A embalagem tem que ser biodegradável ou reciclada. (saiba mais)

Os padrões de fairtrade (ou comércio justo), certificado pela Fairtrade International, são estabelecidos para combater a pobreza e capacitar produtores dos países mais pobres do mundo. As normas aplicam-se a ambos os produtores e comerciantes. (saiba mais)

O “Green Dot” significa que a empresa responsável por produzir o seu cosmético contribui com o custo de recuperação e reciclagem da embalagem de seus produtos. Também significa que a empresa está comprometida com a conservação de recursos naturais e se esforçando para reduzir o lixo que produz.

No Brasil, há também o selo IBD. Para ser certificado ORGÂNICO pelo IBD, a formulação do produto deve conter pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas descontando-se água e sal. Os 5% restantes da formulação podem ser compostos por água, matérias-primas naturais, provenientes de agricultura ou extrativismo não certificados ou permitidos para formulações orgânicas. (saiba mais)

Os símbolos que certificam um produto vegan (Vegan e Certified Vegan) atestam que não só o produto não foi testado em animais, como também que o produto não contém nenhum ingrediente ou sub-ingrediente de origem animal. Vale ressaltar que produtos certificados vegan não contêm cera de abelha, nem foram processados em máquinas que processaram produtos de origem animal.


Enquanto pesquisava sobre os símbolos também achei essa imagem (abaixo), com os "símbolos dos cosméticos do bem" - como foi chamada na matéria que li. Nunca vi nenhum desses símbolos nas embalagens, mas achei interessante deixar no post a titulo de informação e a legenda está na própria foto.


E ai pessoal, gostaram da dica de hoje? Já conheciam o significado de todos esses símbolos? Já tinham reparado nos cosméticos de vocês quais informações vem ou não na embalagem? Esqueci de algum? Deixe pra mim nos comentários! =D

Me acompanhe nas redes sociais, curta e inscreva-se ♥

4 comentários:

  1. Adorei!
    Algumas já sabia, mas outras nem fazia ideia rs!
    adorei o post ♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  2. thanks for your sharing

    ResponderExcluir
  3. Olá lindona.
    Eu nunca olho as embalagens.
    Vou começar a observar melhor.
    Beijos e amei o ost.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  4. Thanks for the amazing post! It helps me to know better about my skincare and makeup products.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para mim e para outros leitores. Críticas construtivas são bem vindas!
Todos os comentários são respondidos, caso deixe alguma pergunta nos comentários marque a caixinha "notifique-me" ou volte ao post para conferir.

*NÃO FAÇA SPAM! (Segue, sdv! Participe dos meus sorteios, etc...)
*Comentários e visitas são retribuídos aos finais de semana (exceto SPAM).