29/01/2014

Como escolher a numeração da tinta certa para o cabelo?

29/01/2014
Sempre que falo sobre mudanças que faço no meu cabelo, vejo nos comentários e e-mails que recebo muitas meninas com dúvidas sobre como fazer certos procedimentos de salão em casa. Sabe aquele velho ditado: "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço?", ele se encaixa perfeitamente na minha dica, que é: procure um profissional para realizar qualquer coisa que você não sabe (independente de ser no cabelo ou não!). Mas se você é louca, assim como eu, gosta de arriscar sem medo, confiram a dica de hoje de como escolher a cor de tinta certa para pintar os cabelos.
Algumas coisas são importantes você saber antes de comprar a tinta e achar que o resultado vai ser igual o da caixinha:
  • Tinta não clareia tinta: Se você tem o cabelo escuro NATURAL e colocar uma tinta muito clara, dependendo da estrutura do seu fio, seu cabelo pode até clarear por ser virgem mas não irá chegar ao tom desejado. Se você está com o cabelo escuro PINTADO, nem tente jogar o loiro mais claro que achar pois não irá agir sobre a tinta que já há nos seus fios. A tinta irá apenas agir na sua raiz (virgem) e manchar a cor já existente.
  • Tinta nem sempre corrige a cor: Quando você pinta os fios e o resultado não foi o esperado você tem duas saídas: usar produtos que removem a tintura ou tentar corrigir aquela cor. Porém, nem sempre jogar outra tinta por cima resolve. No caso de um loiro que "amarela" o ideal seria usar um desamarelador ou matizador (saiba a diferença) no lugar de pintar com outra tinta. Há não ser que você queira escurecer novamente.
Agora que você já sabe desses dois itens, vamos entender a numeração das tintas de cabelo:
A cor base, significa a altura da cor e é sempre o primeiro número da tinta (antes do ponto). Vai desde o 1 (Preto profundo) até o 10 (loiro claríssimo). Em algumas marcas de tintura, você encontra até o 12 que seria um loiro BEM claro.

Os números que ficam depois do ponto, indicam o reflexo da cor ou o tom. Podem aparecer na caixinha um ou dois números de reflexos.

Quando a tinta só tem o número da cor e termina em .0, significa que ela é pura (sem reflexos). Essas são indicadas para abafar tons claros. Por exemplo, o 7.0 seria o loiro médio. o 2.0 preto natural.

Quando a tinta tem um número depois do ponto, indica seu tom. A tinta 7.4 seria um Loiro médio acobreado.

Quanto a tinta tem dois números depois do ponto, indica seu tom e seu reflexo. 
A cor 7.43 seria um loiro médio acobreado com reflexos dourados.
O 7.44 indica também um loiro médio acobreado, os dois números repetidos indicam que o reflexo é mais intenso. 6.66 seria um Loiro escuro avermelhado com reflexos vermelhos, a repetição de três números indica que a cor é muito intensa.

Saber sobre a numeração da tinta também pode te ajudar na hora de descolorir os fios, você que tem o cabelo natural ou colorido 4.0 (castanho médio) saberá que para chegar ao 9.0 (loiro muito claro), por exemplo, terá que abrir 5 tons no processo de descoloração. 

Espero que tenham gostado das dicas e que não errem mais na hora de escolher a sua tinta de cabelo. Vocês já sabiam ou compravam as tintas pela cor da caixinha? Comentem!


Já curtiu?

25 comentários:

  1. Estou com as californianas no meu cabelo, mas depois do verão irei escurecê-lo todo de novo! Hahaha Estou sempre mudando...
    Como meus cabelos são naturalmente castanhos, sempre que pinto ele todo opto por um castanho natural. Nos primeiros dias fica quase preto, mas depois fica com um tom lindo!

    Beijão, lindona! Ótimo post!

    www.BORBOLETAGLAM.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando escureço os meus sempre ficam bem escuros nos primeiros dias e olhe que uso só castanho claro ou chocolate haha beijos flor.

      Excluir
  2. Eu não pinto os cabelos, mas gostei das dicas! É sempre bom sabermos sobre tudo pois hoje não pinto, mas amanhã quem sabe, né?!
    Rs :)
    Beijos, Té
    http://www.bloglola.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza flor, seu cabelo é natural? meu Deus, quero esse loiro pra mim *-*

      Excluir
  3. Eu também não pinto, não tenho coragem, mais adorei as dicas, vai que mudo de ideia, haha.

    tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram: @samaralima_03

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo conhecimento é válido haha! bjs

      Excluir
  4. Dicas ótimas...quero pintar o meu de preto *-*

    ResponderExcluir
  5. muito bom e útil! eu sempre faço as coisas na doida lkkkkkkkk

    www.comtodaclasse.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fazia assim Carmina, comprava por que acha os nomes bonitinhos "castanho radiante" kkkk beijos

      Excluir
  6. Queria uma azul pisnina no meu kkk, mas não daria certo no meu cabelo.

    See ~~> http://www.wondermarcelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótima dica flor, nunca pensei nisso, escolhia a cor e pronto rrsrsrs, agora é só botar em pratica!!! bjkas

    Ah meninas, depois dão uma passadinha lá no blog, tá cheio de novidade e tá rolando um sorteio bem bacana, bora conferir?

    http://loucamenteloucaporbatom.blogspot.com.br/

    http://loucamenteloucaporbatom.blogspot.com.br/

    http://loucamenteloucaporbatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sempre observei que algumas tintas têm um numero antes e depois do ponto ou somente um número, mas nunca pensei que fosse por algum motivo em especial. É ótimo entender mais sobre o assunto, pois assim, quando eu for pintar o meu, com certeza não vou fazer nada errado. kkk

    http://modadelirio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nem olhava número Scarlet kkk sempre ia na doida
      beijos

      Excluir
  9. Amei as dicas!

    Beijos, Deni
    vivendosemprada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, post super informativo, adorei saber todas essas coisas huheuaea, nao entendo nada do assunto! Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também n entendo mt Ana haha agora sei disso pelo menos. beijos

      Excluir
  11. Nossa ótimo post, super explicadinho. Eu não uso quimica no meu cabelo e morro de medo de pintar. :(

    http://www.nahboa.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas amiga, válidas e super importantes. Muito obrigada por ter elogiado o banner do blog, você foi a única que comentou e eu estava morrendo de aflição pra saber se seria aprovado ou não!
    Beijos da Cássia :*
    Fique com Deus!
    Instagram: @nosolhos
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que foi bem basica a mudança flor, e bem no cantinho.
      mas assim que vi achei "a cara" do seu blog.
      beijos

      Excluir
  13. Olá !!,eu tenho o cabelo loiro clarissimo, e queria fazer banho de brilho loiro escuro , será que ira ficar mais pro loiro médio do que pro loiro escuro ??

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada por essas informações, ajudaram muito! Estive também a ler este artigo:http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-escolher-a-tinta-vermelha-adequada-24759.html, que é bastante bom.

    ResponderExcluir
  15. Ola, pintei o cabelo com o preto azulado,naõ gostei, depois descolorei as pontas ficaraõ com uma tom tipo azuladas,depois coloquei uma tinta loira em cima e ficou esverdiado,entretanto fui ao salaõ colocaraõ-me um castanho escuro para cobrir pq estava mt feio, mas agora queria que ficase loido doirado.como faser??

    ResponderExcluir
  16. Ola, pintei o cabelo com o preto azulado,naõ gostei, depois descolorei as pontas ficaraõ com uma tom tipo azuladas,depois coloquei uma tinta loira em cima e ficou esverdiado,entretanto fui ao salaõ colocaraõ-me um castanho escuro para cobrir pq estava mt feio, mas agora queria que ficase loido doirado.como faser??

    ResponderExcluir
  17. Pintei meu cabelo de castanho mas gostaria de uma cor mas clara como o loiro o q faso pra chegar nessa cor sem ter q descolorir meu cabelo?

    ResponderExcluir
  18. Pintei meu cabelo de castanho mas gostaria de uma cor mas clara como o loiro o q faso pra chegar nessa cor sem ter q descolorir meu cabelo?

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para mim e para outros leitores. Críticas construtivas são bem vindas!
Todos os comentários são respondidos, caso deixe alguma pergunta nos comentários marque a caixinha "notifique-me" ou volte ao post para conferir.

*NÃO FAÇA SPAM! (Segue, sdv! Participe dos meus sorteios, etc...)
*Comentários e visitas são retribuídos aos finais de semana (exceto SPAM).