06/07/2013

Alerta: Cuidado com os sorteios falsos

06/07/2013
Se você é blogueira ou leitora, deve ter percebido que a quantidade de sorteios na rede aumenta cada vez mais e o número de inscritos diminuem. As pessoas estão desacreditadas dos sorteios em blogs devido aos falsos sorteios que estão invadindo a blogosfera. 
Antes de começar com meu blá-blá-blá, que vai ser longo,  quero deixar aqui uma enquete :






Primeiro, estou puta revoltada com essa história de sorteios, e por isso resolvi fazer esse post.

Está cada vez mais comum sorteios "fraudes" na internet, e para focar mais no nosso assunto, na blogosfera. Blogueiras que querem crescer do método "mais sujo fácil", empresas querendo crescer por meio de blogueiras desesperadas, e também blogueiras querendo lucrar com TUDO numa parceria. Isso só mostra que ambos não tem conteúdo para seu público.

Mas, vamos a cada caso. Tenho certeza que alguém aqui vai se identificar com algum:

Blogueira mentirosa

Quem nunca viu um blog recém criado colocando um sorteio daqueles "bombásticos" para atrair seguidores? Depois de um tempo, há duas coisas que acontecem. Ou o resultado do sorteio não aparece ou aparece uma vencedora fantasma. Você feito uma PALHAÇA foi lá, divulgou a rede social da infeliz e ela nem pra fazer o sorteio. Mesmo que você não ganhasse, mas é FALTA DE RESPEITO fazer isso com os seguidores.

Empresa mentirosa

Bom, antes de criticar um blog ou blogueira por um sorteio furado, leia as regras. A responsabilidade pode ser da empresa que se aproveitou de uma blogueira inexperiente e desesperada por uma parceria. A Empresa para ganhar divulgação promete envio de prêmios para a vencedora e depois some. Não responde e-mails, não envia o prêmio e desaparece.
É chato para a blogueira que tem que explicar isso para a vencedora, que nem sempre aceita.

Blogueira oportunista

E por último, a blogueira desesperada por parceria (do caso acima) sendo também oportunista. Ela recebe o prêmio em casa, para ela mesmo enviar e... cadê? Fura o sorteio como no primeiro caso e fica com o prêmio para si mesma.

Gente eu não estou fantasiando, eu já passei pelo caso da empresa me prometer e não enviar o prêmio eu fiquei MEGA constrangida. Também já ganhei um sorteio de parceria com empresa e até hoje espero a empresa enviar meu prêmio. Já participei de sorteios que a blogueira "esqueceu" de sortear e postar o resultado sem nenhuma justificativa. 
                                             

Mas como saber se um sorteio é verdadeiro? O que fazer se for enganada?

Gente, não existe uma "fórmula certa" e o grande problema é que não há "a quem reclamar" de um sorteio realizado de forma incorreta. Claro que você pode botar sua boca no mundo e falar super mal da blogueira/empresa, mas tenha certeza que isso não será o suficiente. 

Então vou deixar algumas diquinhas para vocês ficarem atentas e fugirem dessas ciladas:
  1. Fique atenta as REGRAS dos sorteios. Veja de quem é a responsabilidade do envio do prêmio e procure na internet "reclamações" sobre essa empresa / blog.
  2. Duvide de prêmios grandiosos em blogs recém criados. Claro que pra toda regra há uma exceção, mas prefira ir pela regra geral.
  3. Veja se o sorteio é do blog ou da loja. Hoje, também é comum lojas sortearem algo e os blogs apenas serem veículos "divulgadores". Sendo assim, nem sempre a vencedora será leitora do blog que você se inscreveu.



Já curtiu?

7 comentários:

  1. Isso é algo complicado mesmo...
    Só participo de sorteios quando vejo que o blog é bem visitado, já tem um bom tempo de existência e tudo mais.
    Também já vi vários sorteios em blogs com pouquíssimos inscritos... Não confio muito.
    Precisamos tomar muito cuidado mesmo (:
    Ótimo post!

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    - Facebook
    - Twitter

    ResponderExcluir
  2. Oi Alynne, bom dia.
    Sabemos que realmente acontece esse tipo de coisa, infelizmente... =(
    Mas como tenho muitas visitas e quase nenhum seguidor, resolvi fazer um sorteio de uma pulseira. É coisa simples, mas prefiro que seja simples e que eu possa cumprir. Já está até comprada e guardada, no post do sorteio, até coloquei as fotos que eu mesma tirei. Estou deixando aqui este comentário, para convidá-la a participar do sorteio. Será que vc poderia?
    Desde já agradeço.
    Beijinhos =)

    http://modadelirio.blogspot.com.br/2013/07/sorteio-no-blog-1-pulseira-arara-com.html
    http://modadelirio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Alynne, nossa eu fico p da vida quando entro num blog com 100 seguidores (nada contra o numero) , mas ai entro e vejo a dona sorteando seilá.. um kit de outro mundo.. sendo que eu demorei quase um ano pra sortear uma coisinha boba. acho que falta muito blogueiras honestas nessa blogosfera, por isso faço sempre questão de tirar print dos meus sorteios e deixar o resultado no post! já fui enganada por uma empresa e acabei tendo que comprar o prêmio pra ser enviado ): hoje em dia tomo muito mais cuidado com esse tipo de empresa!

    www.bygarotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!
    Já percebi muitos destes fatos e me incomodam muito! Pois quem é blogueira de verdade, e que assim como eu faz seu trabalho com seriedade, reprova estes tipos de coisas.

    Bjs.

    Dicas
    Look’s
    Vídeos
    Atualizações diárias:
    http://territoriorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pois é flor isso acontece muito eu já vi blog com 100 seguidores esta sorteando kit de 1.000 reais em compras onde vemos que o blog é bem humilde e não tem condições alguma de fazer esse tipo de sorteio, e agente que faz sorteios certinhos e com responsabilidade as vezes perdemos o interesse das leitoras a participarem, isso é muito triste, bela postagem flor, meus parabéns.
    BeijossssssssSimara Pink ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  6. Mulher, é uma baixaria. Eu já ganhei vários sorteios sem receber nunca, nem fico correndo atrás pq na maioria das vezes a blogueira some!
    Beijos da Cássia :*
    Fique com Deus!
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Coisa de gente baixa mesmo!
    Eu nunca vou participando dos sorteios feito louca,
    prefiro os blogs de confiança.
    Adorei o post, beijos :*
    tudohteen.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para mim e para outros leitores. Críticas construtivas são bem vindas!
Todos os comentários são respondidos, caso deixe alguma pergunta nos comentários marque a caixinha "notifique-me" ou volte ao post para conferir.

*NÃO FAÇA SPAM! (Segue, sdv! Participe dos meus sorteios, etc...)
*Comentários e visitas são retribuídos aos finais de semana (exceto SPAM).