O que significam os símbolos nas embalagens dos cosméticos?

9 de maio de 2016
Você é daqueles que repara em embalagem de produto? Eu não tinha tanto costume até começar a fazer coleta seletiva aqui em casa, agora sou a louca das embalagens.


Estou sempre procurando informações sobre o modo certo de descarte e nessas minhas aventuras entre os 7 tipos plásticos - sim, acreditem! Existem 7 tipos diferentes de plásticos para separar na hora de reciclar - acabei descobrindo outros símbolos curiosos e até então desconhecidos presentes nas embalagens de cosméticos. 

Aqui no blog já existe um post onde falei do significado dos termos "Oil Free, Cruelty Free e 3 Free" (são os três símbolos do meio da imagem abaixo)



Fiz uma rápida pesquisa na internet e descobri outros significados dos símbolos presentes nas embalagens dos cométicos - na grande maioria nos internacionais, pois as empresas brasileiras deixam muito a desejar no quesito informações. Eu tenho certeza que você também já se deparou com algum deles. Então, pra ninguém ficar perdido, vejam o que eles significam:


Esse símbolo indica a durabilidade do produto após aberto. Por exemplo, na imagem o produto deveria ser descartado após 6 meses de aberto. Se tivesse escrito 12M, a validade seria de 12 meses e assim por diante.

Esses três tipos de selo (Leaping Bunny, Peta e Not Tested On Animals Australia) certificam cosméticos que não foram testados em animais.
O “e” presente nas embalagens significa “estimated” ou “estimado” e quer dizer que você está levando exatamente a quantia de produto que está escrita no pote. Ex: shampoo com 250ml e, significa que a embalagem possui exatamente 250ml de produto.

O selo ECO CERT certifica que o produto foi feito a partir de fontes renováveis, através de processos eco-friendly. Quando um produto cosmético contém esse selo significa que ele é livre de GMO (ingredientes transgênicos), parabenos, phenoxyethanol, silicone, Polyethylene Glycol (PEG), nano partículas, perfumes e corantes sintéticos, ingredientes de origem animal (mas pode conter subprodutos como mel e leite). A embalagem tem que ser biodegradável ou reciclada. (saiba mais)

Os padrões de fairtrade (ou comércio justo), certificado pela Fairtrade International, são estabelecidos para combater a pobreza e capacitar produtores dos países mais pobres do mundo. As normas aplicam-se a ambos os produtores e comerciantes. (saiba mais)

O “Green Dot” significa que a empresa responsável por produzir o seu cosmético contribui com o custo de recuperação e reciclagem da embalagem de seus produtos. Também significa que a empresa está comprometida com a conservação de recursos naturais e se esforçando para reduzir o lixo que produz.

No Brasil, há também o selo IBD. Para ser certificado ORGÂNICO pelo IBD, a formulação do produto deve conter pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas descontando-se água e sal. Os 5% restantes da formulação podem ser compostos por água, matérias-primas naturais, provenientes de agricultura ou extrativismo não certificados ou permitidos para formulações orgânicas. (saiba mais)

Os símbolos que certificam um produto vegan (Vegan e Certified Vegan) atestam que não só o produto não foi testado em animais, como também que o produto não contém nenhum ingrediente ou sub-ingrediente de origem animal. Vale ressaltar que produtos certificados vegan não contêm cera de abelha, nem foram processados em máquinas que processaram produtos de origem animal.


Enquanto pesquisava sobre os símbolos também achei essa imagem (abaixo), com os "símbolos dos cosméticos do bem" - como foi chamada na matéria que li. Nunca vi nenhum desses símbolos nas embalagens, mas achei interessante deixar no post a titulo de informação e a legenda está na própria foto.


E ai pessoal, gostaram da dica de hoje? Já conheciam o significado de todos esses símbolos? Já tinham reparado nos cosméticos de vocês quais informações vem ou não na embalagem? Esqueci de algum? Deixe pra mim nos comentários! =D

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GUIA DO SUTIÃ - Como ter seios maiores em minutos (sem silicone e sem truques)

22 de abril de 2016

Olá meninas, tudo bem? O post de hoje é um "papo calcinha" que vim ter com vocês, dando dica para as meninas que querem ter seios maiores, sem precisar de intervenções cirúrgicas como o silicone e sem truques bizarros que ando vendo por ai na internet.


Para entenderem melhor o que expliquei no vídeo, trouxe pra vocês o "Guia do Sutiã" da revista Nova Cosmopolitan. Abaixo vocês conferem algumas imagens que diferenciam os tipos de peitos, sutiãs e indicam o melhor modelo de acordo com a sua finalidade.



O modelo de sutiã Push Up foi o que mostrei no vídeo. Ele tem bojo de espuma e enchimento na parte lateral-inferior que ajuda a levantar o peito e o projeta pra frente, dando a impressão de que ele é maior.

Você pode acessar o guia completo clicando AQUI e ir seguindo os passos para descobrir qual o tipo de sutiã ideal para você.

Onde comprar sutiã Push Up?
Esse e outros modelos de sutiãs/lingeries estão disponíveis para venda na loja Alucci Store (facebook - instagram). Leitores do blog tem desconto! Basta informar na hora de compra que viu o meu vídeo/post.

E ai, o que acharam da dica? Comentem abaixo se já conheciam esse modelo e se na hora da compra vocês se preocupam com o tipo do sutiã. ♥ Um beijo e até o próximo post.

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#MagraDeRuim: Alimentação para quem quer ganhar peso - Nutricionista Jean Silvestre

6 de abril de 2016
Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago mais um post em colaboração com o Nutricionista Jean Silvestre, para explicar e tirar algumas dúvidas sobre a nossa 'busca por uns quilinhos a mais'. Mais uma vez, espero muito que gostem e seja útil para todos ♥

Olá, meninas. Post novo saindo do forno. No último post falamos sobre o quê significa ganhar peso, lembram? Para quem não lembra ou não leu o post, só acessar aqui e conferir! Hoje iremos dar continuidade no assunto, focando principalmente nos alimentos que podem contribuir para o ganho de peso em forma de músculos e o ganho em forma de gorduras, certo?

Para se ter um ganho de peso, você precisa basicamente consumir mais calorias do que gasta durante o seu dia. Mas, se isso é pouco discutido na graduação de Nutrição, imagine para quem não estudou sobre o assunto, né?! 

Vamos imaginar que temos duas pessoas com o mesmo metabolismo e as mesmas características de peso e etc, ok? Mas, uma delas não realiza exercício físico nenhum; só fica na frente da TV ou computador (se essa pessoa estiver lendo e assistindo tudo sobre o Buteco para Garotas até está perdoada né ?! Caso contrário não! rsrs - #AlyResponde: tá sim, Jean! haha). E a outra vai para a academia e pratica musculação durante a semana.


Se essas duas pessoas estiverem consumindo a mesma quantidade de nutrientes e calorias, uma delas irá ganhar gordura com maior facilidade. Adivinhou quem é? Isso mesmo, a primeira pessoa! Isso porque a primeira pessoa não está tendo um gasto de energia com o exercício (no caso, a musculação) e ainda não está tendo um gasto de energia depois do exercício. 

Aqui cabe uma observação: depois que você volta da musculação para casa, você colocou um peso sobre os seus músculos e eles têm pequenas “quebras” – chamamos isso de micro lesões – e, consequentemente, seu organismo vai precisar de energia para reparar essa lesão, ou seja, mais gasto de energia! E além do mais, esse reparo faz com que seu músculo fique maior. Resultado? Temos o tão famoso aumento de massa muscular!! Seria como se você já tivesse uma casa e decidisse aumentá-la, você vai ter que gastar energia para conseguir quebra-la, colocar os tijolos e a massa e aumentar a casa.
Jean, já entendi que eu preciso ingerir mais calorias do que eu gasto, só que qual a quantidade? Isso é algo individualizado, somente um(a) nutricionista vai conseguir te passar no momento do atendimento. Mas, existem alimentos que podem favorecer o ganho de gordura e outros que nem tanto, sabiam? Vamos às listas e aos motivos:

Lista 1 – Bolacha recheada (É biscoito, Jean), pão de forma branco, arroz branco, macarrão branco, pizzas, refrigerantes, chocolates e etc.

Quando você consome alimentos dessa lista, você facilita o seu organismo a estocar gordura. Eis o motivo: Esses alimentos possuem carboidratos refinados (sem fibras) e gorduras saturadas e/ou trans (gorduras que não podemos consumir em excesso, principalmente a trans).

Lista 2 – Pão de forma integral, arroz integral, aveia, macarrão integral, inhame, mandioca (É a mesma coisa que macaxeira), mandioquinha, batata doce c/ casca e etc.

Quanto você consome os alimentos da lista 2, você dificulta o organismo a estocar gordura. Eis o motivo: Esses alimentos possuem carboidratos complexos (ricos em fibras) e não possuem gorduras saturadas e/ou trans. Essas fibras presentes nestes alimentos, fazem com que a digestão seja mais lenta, com isso você não libera tanta glicose (produto do carboidrato) no seu sangue e, consequentemente, não libera tanta energia em um curto espaço de tempo e não estoca gordura. (Demais né? Por isso amo a nutrição! haha)



Além dos carboidratos, temos que ter a preocupação com a fonte de gorduras que estamos ingerindo e também com as fontes de proteínas, que são importantes nesse processo de aumento de massa muscular e aumento de gordura corporal, mas não vou detalhar tudo, pois isso rende muuuuito papo.

Ah, antes que eu esqueça, em breve iremos gravar um vídeo sobre o Magra de Ruim, mas precisamos que vocês deixem suas dúvidas para que fique algo bem legal, ok? Mandem perguntas, comentários, sugestões. Tudo é sempre bem vindo! Até a próxima meninas.

Jean Carlos Silvestre - CRN 3 - 38744
Facebook: www.facebook.com/jean.silvestre.9
Instagram: @nutrijeansilvestre
E-mail: j.csilvestre@yahoo.com.br

Meninas, eu e o Jean esperamos MUITO que tenham gostado do post. Para quem sempre pergunta da Dieta do Engorda, por alguns motivos eu precisei excluir a postagem que existia aqui no blog sobre esse assunto, mas vocês conseguem acessa-lá no site M de Mulher, clicado AQUI. Um super beijo e não esqueçam de deixar suas perguntas para o vídeo que iremos gravar. 


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Esmalte Te Contei?, Meus Segredos da Impala

30 de março de 2016
Olá, bonitas, tudo bem? No post de hoje eu vim compartilhar com vocês um esmalte que eu estou simplesmente viciada, que é o esmalte Te Contei? da coleção Meus Segredos da Impala. E quando eu digo viciada leia: esmalte-que-usei-toda-semana-desde-o-natal. 

Tá, não vamos exagerar. Tirando as semanas que eu fiquei em Recife, TODAS as outras eu usei esse esmalte e por mais que batesse a vontade de inovar e trazer um colorido para as unhas, eu acabava recorrendo ao nude.

Te Contei? - Meus Segredos - Impala

O Te Contei? trata-se de um esmalte nude bem fechado/escuro. É uma cor coringa, que vai bem com tudo e que, na minha opinião, dá um ar de elegância as unhas e está longe de ser aquele nude "sem graça", sabe?



Além da cor maravilhosa, o esmalte tem uma ótima qualidade e essa coleção já tem o pincel flat que tanto amo e facilita na hora de esmaltar.

Como citei anteriormente, o esmalte faz parte da coleção Meus Segredos da Impala. Aqui no blog tem um post completo sobre ela, veja aqui.

Bom meninas, eu espero que vocês tenham gostado do post. ♥ Alguém tem esse esmalte ou um tom parecido? Vocês gostam de esmalte nude? Comente!


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#MagraDeRuim: O que significa ganhar peso? - Nutricionista Jean Silvestre.

28 de março de 2016
Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago uma novidade para o quadro Magra de Ruim, que será a participação do Nutricionista Jean Silvestre em algumas postagens e futuramente em vídeo, para explicar e tirar algumas dúvidas sobre a nossa 'busca por uns quilinhos a mais'. Espero muito que gostem e seja útil para todos ♥


Olá, meninas! Me chamo Jean Silvestre, sou formado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo e atuo com Nutrição Esportiva desde então. Primeiramente, agradeço a Alynne pelo convite de escrever no blog e vamos ao que interessa!! Nesse post o assunto que devemos entender é: o quê significa ganhar peso?.

Mas antes de falar sobre alimentação (que por sinal, vou falar muito!) vamos entender melhor como funciona esse ganho de peso e o que podemos ou não ganhar.

Exemplo bem prático: Vocês ganharam uma viagem! MAS, como acontece a preparação? Vocês simplesmente pegam o avião e vão? Óbvio que não! Vocês vão arrumar a mala e colocar todo o kit feminino necessário para a sobrevivência, certo?! Agora pensem comigo, para ganhar peso em forma de massa muscular, vocês acham que a pessoa simplesmente precisa comer mais? Garanto que se fosse fácil assim, não existiria a minha profissão.

Existem algumas regras que devemos seguir para ter esse ganho de massa muscular. Quais são? Já vou adiantar, basicamente existem três regras: Dormir bem (sono com várias horas e com qualidade boa), se exercitar e comer adequadamente. 

Mas Jean, porque está explicando isso? Simples: Se você pretende ganhar peso e “burlar” essas regras muito provavelmente você vai ganhar peso em forma de gordura, sabia? E quando falamos em saúde, isso não é nada bom.

Vamos entender melhor... Retirei uma imagem de composição corporal da internet para analisarmos. Se vocês repararem no nível 4 vão ver que o nosso corpo tem muitas coisas, dentre elas: sangue, ossos, gordura e músculos.






Tá Jean, mas e dai? E dai que se você comer errado (o que não é difícil de acontecer) você vai subir na balança e ver que ganhou 2 kg em um mês e ficar super feliz, mas agora que entra a principal pergunta do post: Será que você ganhou 2 kg de massa muscular ou ganhou 2 kg de gordura?? 

Calma ai Jean, quer dizer que se o meu peso aumentou na balança, não significa que aquele ganho foi bom? Tcharam, exatamente!

Como saber então o que eu ganhei Jean? Para isso, existem as famosas avaliações físicas, que estão presentes nas academias, com profissionais de educação física, nutricionistas e outros profissionais da saúde habilitados. Essas avaliações físicas mostram o quanto cada pessoa tem de gordura no corpo, de massa muscular e etc.

Perceberam que o peso que é mostrado na balança não diz praticamente nada?!

Nos próximos posts vou falar sobre estratégias de alimentos que podem auxiliar no ganho de peso e de alimentos que podem contribuir com mais facilidade para um ganho de gordura; e também dos famosos "remédios para engordar". Fiquem ligadas no blog, até a próxima!

Jean Carlos Silvestre - CRN 3 - 38744
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Instagram: @nutrijeansilvestre
E-mail: j.csilvestre@yahoo.com.br

E ai meninas, o que acharam do post? Se ficou com algum dúvida ou se quer deixar alguma sugestão para os temas abordados nas próximas postagens/vídeos é só comentar! =D ♥ Isso facilitará para que eu e o @nutrijeansilvestre direcionemos os assuntos para atender vocês. Um beijo, até a próxima.

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